Investimento em energia limpa vai abastecer os três pavilhões da empresa, no bairro Sarandi, em Porto Alegre – uso de fonte limpa permitirá ações como fracionamento e estocagem de produtos em câmara fria de forma 100% sustentável bem como a eliminação de empilhadeiras a gás.
Uma das maiores e mais tradicionais empresas brasileiras de distribuição de insumos para fabricação de cerveja artesanal, a gaúcha WE Consultoria vai inaugurar no primeiro semestre deste ano o seu sistema de geração de energia solar. Para o projeto de energia fotovoltaica serão instalados 464 painéis solares e 10 inversores em uma área dentro da sede da empresa. Os equipamentos darão vida a um sistema que atenderá a 100% da demanda de energia elétrica dos três pavilhões, situados no bairro Sarandi, em Porto Alegre.

Em um ano de operação, o sistema vai resultar em uma economia de aproximadamente R$ 81 mil, de acordo com os técnicos da empresa responsável, Elysia. A cifra representa uma redução média mensal de 81% neste gasto. O cálculo de retorno do investimento (payback) está estimado em três anos – tempo que está dentro da média, quando se trata de um sistema fotovoltaico comercial deste porte. Para o meio ambiente, a contribuição também é robusta: a empresa vai deixar de emitir 143 toneladas de CO2 na atmosfera, só no período de um ano.
Além disso, garantindo a sustentabilidade do negócio e do planeta, a empresa fica protegida de eventuais aumentos na tarifa de energia elétrica. Só neste ano, para se ter uma ideia, a elevação tarifária pode chegar a 14,5% por conta da chamada “conta-covid”. A estimativa foi realizada pela TR Soluções, empresa de tecnologia aplicada ao setor elétrico.
Desenvolvimento sustentável e diminuição nas contas de luz e gás
Para a WE Consultoria, a conta de energia elétrica sempre apareceu como um dos gastos que mais pesou no seu custo operacional. A inevitável dependência energética ocorre pelo fato de a empresa trabalhar com o fracionamento, distribuição e armazenamento de matéria-prima importada, tais como malte, lúpulo e levedura. Estes insumos precisam ser mantidos em cadeia refrigerada para garantir sua qualidade e eficiência – características que diferenciam os produtos comercializados pela WE Consultoria no mercado nacional.
Com a iminente produção de energia limpa, Leandro Emmel, sócio proprietário da WE, comemora o desenvolvimento sustentável da empresa e a redução significativa do custo mensal, economia que permitirá à empresa modelar novos investimentos daqui para frente. “Estamos focados em acompanhar cada vez mais a evolução tecnológica e deixar o negócio mais sustentável e responsável com o meio ambiente. Investir em energia renovável é investir em um futuro lucrativo. Iremos eliminar o uso das empilhadeiras a gás e investir nos veículos movidos a bateria, que poderão ser recarregados com a energia solar”, revela Emmel.
Ainda de acordo com Emmel, a empresa projeta um crescimento mais consistente da produção e comercialização de veículos elétricos no Brasil. A ideia é que esses automóveis possam fazer parte da frota que realiza as entregas mais próximas, diminuindo os custos de logística e possibilitando reinvestimento em ações que beneficiem os seres humanos, gerando impactos no meio ambiente e na sociedade. “Também queremos incentivar os colaboradores a adotarem bicicletas ou outros meios elétricos de locomoção. Para isso, no entanto, também precisamos que a prefeitura melhore a infraestrutura e segurança para o uso deste tipo de meio de transporte”, analisa.
A instalação dos painéis foi abordado na coluna de Giane Guerra no jornal Zero Hora. Confira a matéria completa aqui.
