Chegou a vez de falarmos sobre o insumo mais popular da cerveja: Malte Pilsen! A Castle Malting® disponibiliza duas variedades de Malte Pilsen para que você escolha qual é o mais apropriado para a sua receita: 2RS e 6RW.
Sabemos que a principal diferença é a disposição de grãos quando vistos no eixo da cabeça da planta, mas o que isso significa na prática e qual a implicação na sua produção? Tendo em vista as diferenças físicas da formação do grão, algumas alterações na prática cervejeira também acabam ocorrendo, proporcionando perfis e características peculiares em cada malte. Confira:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Malte Château Pilsen 2RS: malte duas fileiras de primavera

- Tende a render mais cerveja, pois a combinação de menor quantidade de enzimas e proteínas com maior quantidade de amidos (além das cascas mais finas) possibilita rendimento maior do extrato.
- A quantidade reduzida de proteínas proporciona menos turbidez.
- Possui sabor arredondado e maltado, enquanto o 6RW traz o sabor mais acentuado de grãos.
- As cascas mais finas contêm menos taninos, proporcionando menor risco de adstringência e turbidez causada por polifenóis.
- Menos suscetível a formação de dimetil sulfeto, que pode causar o off-flavour DMS.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Malte Château Pilsen 6RW: malte seis fileiras de inverno

- Maior quantidade de proteínas, o que acelera a conversão de açúcares fermentáveis, principalmente em mosturas com temperaturas mais elevadas.
- Maior quantidade de enzimas que convertem o amido em açúcares fermentáveis, sendo indicado para cervejas com altas quantidades de adjuntos, como flocos de trigo, aveia, centeio ou arroz.
- Sabor acentuado de grãos.
- Pode ser utilizado em conjunto com o Pilsen 2RS para melhorar a extração, tempo de conversão e fermentabilidade, principalmente em mostos com muito adjunto.
- Possui cascas mais grossas, que auxiliam na formação da cama de grãos e na filtragem da cerveja.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quer saber mais sobre os maltes da Castle Malting®? Acesse o Catálogo Completo: