Cervejas high gravity são excelentes alternativas para o inverno, pois o perfil alcoólico elevado e as características (na maioria das vezes) mais licorosas são ótimas maneiras de aquecer. Para acompanhar a estação, resolvemos falar um pouco mais dessas cervejas e das leveduras ideias para a produção de cervejas high gravity.
Para que você aproveite melhor este conteúdo, sugerimos a leitura do nosso Glossário Cervejeiro de Leveduras para compreensão dos termos técnicos que mencionaremos.
Cervejas high gravity (ou também high density) são cervejas produzidas com mosto particularmente mais denso, visando uma cerveja de teor alcoólico mais elevado. Tipicamente, um mosto com densidade de 1.057 até 1.070 já pode ser considerado high density, e um mosto com densidades acima disso pode ser considerado com densidade muito alta.
Cervejas high gravity possuem uma presença muito marcante: são complexas, saborosas, encorpadas, intensas e diferentes. E, assim como as suas características, a sua produção também envolve alguns cuidados especiais. Como o objetivo é uma cerveja com densidade muito alta, é necessário que a carga de malte seja consideravelmente maior no momento da mostura. É importante levar isso em consideração no momento de confeccionar a receita, para garantir que o seu equipamento terá capacidade de produção, além de, é bom lembrar, é possível que renda um pouco menos cerveja, se comparado a uma receita mais leve. As quantidades de lúpulo também precisam ser observadas, para conseguir equilibrar o perfil mais encorpado da cerveja.
A escolha da levedura é especialmente importante: como o mosto terá uma quantidade elevada de açúcares, é necessário que se use uma levedura apropriada, que consiga trabalhar bem nesse ambiente mais denso, além de fornecer as quantidades de nutrição, aeração e temperatura para que a levedura se reproduza e fermente adequadamente. Deve-se atentar também para as quantidades de células viáveis, que são maiores que as necessárias para uma cerveja low gravity.

As leveduras SafAle™ BE-256 e SafAle™ BE-134 são excelentes alternativas para cervejas com esse perfil: possuem alta tolerância ao álcool, capacidade de atenuação e perfil apropriado para produção de diversos estilos, como Dubbels, Tripels, e Quadrupels, até Strong Golden Ales, Barrel-Aged Beers e Saisons.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quer saber mais sobre as leveduras SafAle™ BE-134 e SafAle™ BE-256?

Levedura SafAle™ BE-134
Produz vários componentes ativos de sabor, como ésteres frutados e componentes fenólicos e condimentados em altas concentrações. Tem um poder de redução de diacetil muito bom. O caráter é seco, ideal para cervejas altamente refrescantes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Levedura SafAle™ BE-256
Fornece sabores frutados em diferentes condições de fermentação, especialmente em densidades mais altas e altas temperaturas de fermentação.
Esta levedura é ideal para preparar cervejas belgas fortes e ricas em sabor.